29 septiembre 2008

Há muitas pessoas que não gostam de pés. Dizem que mete nojo.
Nunca percebi muito bem esse conceito. Eu gosto de pés. Rio-me com as unhas encravadas e os pelos tipo hobbit no dedo grande. Opino sobre a cor do verniz e o anel ao lado do mindinho. É uma existência feliz, essa dos pés.
Há aqueles pés que são mais andantes e os que são mais parados. Um dia disseram-me que os meus dedos dos pés pareciam porquinhos. Isso faz deles andantes?
Pé andante não é um pé que anda, como é obvio. Pé andante é pé que não sabe ficar quieto, que quer sempre ir um passo a frente. Não é pé rápido, é pé com formigas nas plantas que dão cócegas e nos fazem correr. Não há exigências para pés andantes, pode pisar errado e ter andar um quarto para as três, não faz mal. O único requisito é ser inquieto. Pé andante é pé inquieto.
Dos porquinhos passei a ter “ritmo” no pé. Não que isso signifique dançar (neste momento tenho todos os meus amigos/colegas/conhecidos a rirem-se – obvio que não poderia significar que ritmo de dança, quem me conhece saberia). Explicou-me, então.
Pé com ritmo é pé que quer sempre ir mais longe, que quando está parado pensa para onde irá a seguir. Pé com ritmo é pé pensante. Quando o meu pai acaba de comer pergunta: o que vai ser o jantar? Isso é estômago com ritmo, se me faço entender.
E, para quem não percebeu, porque gramática de pé não é das mais simples, isto é um grito de socorro de um pé porquinho andante e com ritmo que procura pé interessante e companheiro que partilhe passeio na praia de pé enterrado na areia. Quem sabe o passeio acabe num entrelaçar de pés. Mas isso, só o futuro dirá. E, sim, pé também tem futuro.

6 comentarios:

Anónimo dijo...

também ha pés de cigarra!

Anónimo dijo...

acabei neste minuto de escrever um post chamado "Pé de cinco anos". coincidencia das coincidencias. bem, mas tb nao tem nada a ver...
eu gosto de pés tb. quer dizer, não em especial, mas nao desgosto. e isto para dizer: as aulas de espanhol ja vão começar =)

Anónimo dijo...

o tarantino é que tem um fetiche por pés! =)

Fátima dijo...

o enter publicou o comment antes q eu tivesse tempo de dizer tudo.
bem, eu gosto dos meus pés. são pequeninos, toda a gente diz q são queridos. :P

Anónimo dijo...

hahahaha atentem a esta frase que ficará para a posteridade: "eu gosto dos meus pés, são queridos"

Unknown dijo...

Que a sra. reporter fique sabendo que a partir de dezembro vai deixar de ser a única a ter o CPE(feito ás escondidas, por sinal) !

Tens só de me dizer qto tiveste pa eu ter mais :P