02 septiembre 2009

"The more you leave, the less you loose"

A minha vida é uma eterna despedida. Um vai e vem de adeus e olá-caras-novas. O medo de ir e a vontade de voltar. Aquele passo meio dado, meio forçado, meio com vontade de fazer o mundo dar cambalhotas para trás, daquelas que eu nas aulas de ginástica nunca conseguia acabar em pé. E ainda não consigo. No fim saio sempre com um andar cambaleante e um sorriso forçado, esperando que a atitude do atleta melhore a sua pontuação. Engano os mais distraídos, que admiram a dita “coragem”, e comovo os que achavam que a minha vida era um fútil e desentendido abrir e fechar de portas.
E então ouço aquele famoso adeus. Aquele adeus já chorado tantas vezes nas filas de aeroportos, nas mesas de um jantar barato, nas cartas de juras de amizade eternas lidas à beira mar. É um adeus em coro e sem volta.
Já não peço telefones, nem contactos. Nunca olho para trás. Já não tiro fotografias, nem escrevo dedicatórias. Isso é para os novatos. Limito-me a escutar, com a atenção de uma eterna peregrina, os votos de boa viagem, as “certezas” de que terei uma vida melhor. “Vem visitar-me”, “vou visitar-te”. Tu não vens e eu não virei. Eu sei, mas eles parecem ter esperança.
Agarro-me a esses votos e repito-os obsessivamente na minha cabeça.
“Vai correr tudo bem”, dizem-me. E eu decoro. Até ao dia em que não precise mais de palavras encorajadoras. O dia em que encontre o meu lugar nesse mundo de despedidas.
O dia em que, quem sabe, me canse de fugir.

4 comentarios:

Carol dijo...

postei no meu blog há uns dias, mas acho que hoje serve mais pra vc né: http://www.ana.gotya.nl/?p=299

i dijo...

minha querida! sabes bem que aqui "por casa" todos te admiramos por seres assim. e a verdade é que se uns não visitam, de facto, outros sim. tens que pensar que tens quem goste de ti em vários sítios do mundo. isso é deveras impressionante, não?
Um dia encontrarás o teu lugar. Eu prometo - não, eu juro - que te vou visitar.

Fátima dijo...

se eu tivesse dinheiro e férias também te ia visitar! mas um dia, terei!

Andre Silva dijo...

Como te percebo! Essa é uma das (des)vantagens de estar em Erasmus eterno...