12 abril 2007

pico

“Cabe-te a ti descobrir” disseram-me certa vez.
Lá fui eu, entre redes e cordões, páginas e cliques, aventurar-me nas palavras. O papel faz cortes fininhos nos dedos, o peso dos livros rasga as mochilas e dá dores nas costas. Os dicionários estão cheios de palavras proibidas e agora até se pode dizer “bué”.
Mas a questão centra-se à volta de outra palavra. Aquela palavra de significados dúbios e do jogo dos acertos; a palavra que pode cortar e também pode crescer. Que pode magoar ou pesar mais de 61 quilos.
Talvez tudo seja somente uma insinuação à dieta semestral de massas e chocolates. Talvez ele tenha um super-poder especial e consiga acertar as tuas medidas virtualmente. Talvez não. Gosto de pensar que os esquemas mentais humanos são mais complexos do que isso.
Pode ser que ache que sou aguda porque uso muitos ditongos abertos. Mas ninguém me pode impedir de detestar chapéus quando o céu não está nublado fazendo com que se reflicta nos papéis e me faça doer os olhos. Talvez não. Ele nunca foi muito bom com as regras gramaticais.
Quem sabe ele não encontre outra maneira de me dizer que tenho espinhos, que magoo, que pareço uma coisa e a cada dia, a cada aproximação, aparece mais um bico ácido que espeta e fica. Talvez não.
E se ele quiser apenas dizer que sou ácida, que tenho um gosto amargo, que o meu travo é desagradável e que apetece cuspir? Talvez não.
Mas se ele estiver a dizer que sou picante. Nesse caso temos problemas. Eu sei que não ardo na boca e que não domino os outros sentidos. Sei que não faço os olhos ficarem vermelhos nem a minha proximidade pede pão e leite. Não. Isso não poderia ser, ele está de dieta.
Talvez eu seja apenas mais um peso chinês na sua vida, ou um maço de carvalho para dosear as cores. Talvez não.
Talvez ele se tenha enganado e quisesse dizer outra coisa. Talvez falte uma letra e tudo tenha uma nova explicação.
Mas talvez, e só talvez, eu seja “algo mais”. Gosto dos advérbios populares.

fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

2 comentarios:

Anónimo dijo...

desta vez nao percebi nada. mas o dia foi cansativo e é tarde, tenho desculpa. amanha leio outra vez.

Anónimo dijo...

Eu percebi...é bom...mesmo, mesmo bom. Eu gostava de conseguir escrever assim. Well, that's life...